sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Mauricio de Sousa


Foto: Anime e Tokusatsu Vídeos


Mauricio de Sousa é um dos mais importantes cartunistas brasileiros, sendo o grande criador da Turma da Mônica.

Nasceu numa pequena cidade do estado de São Paulo, chamada Santa Isabel.

Chegou a trabalhar durante 5 anos no Jornal Folha da Manhã como repórter policial, até que criou uma série de tiras em quadrinhos com um cãozinho e seu dono (Bidu e Franjinha), e ofereceu o material para os redatores da Folha. As historietas foram aceitas, o jornalismo perdeu um repórter policial e ganhou um desenhista em 1959.

As tiras foram ganhando novos personagens: Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho. E páginas tipo tablóide para publicação semanal: Horácio, Raposão, Astronauta. Que invadiram dezenas de publicações durante 10 anos.

Foi em 1970, quando Mônica foi lançada já com tiragem de 200 mil exemplares. Foi seguida, dois anos depois, pela revista Cebolinha e nos anos seguintes pelas publicações do Chico Bento, Cascão, Magali, Pelezinho e outras.

Sempre com o espírito empreendedor, Mauricio de Sousa, desenvolve mais produtos adequando a Turma da Mônica à uma linguagem atualizada e feita para o leitor do momento, inclusive promovendo a Turma em vários países do mundo.

E com cada vez mais sucesso a Turma da Mônica e todos os demais personagens criados por Mauricio de Sousa estão aí, mais fortes do que nunca, com um tipo de mensagem carinhosa, alegre, descontraída, dirigida às crianças e aos adultos de todo o mundo que tenham alguns minutos para sorrir, felizes.

Fontes:
http://www.monica.com.br/index.htm
Dados obtidos na palestra no evento Rio ComiCon 14/11/10 – Rio de Janeiro-RJ

Nenhum comentário: